"Um sonho sonhado sozinho é um sonho. Um sonho sonhado junto é realidade."


(Raul Seixas)

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Diário da Dilma


Sabem quem está chegando de mansinho lá na escola?
Ela mesma a nossa amiga Educopédia.

E para apresentá-la, oficialmente, pois várias informações já tinham rolado, nada melhor que uma EDUCOPEDISTA, né?

Então lá fui eu cheia de entusiasmo, afinal no último sábado teve educoencontro e toda vez que vejo e ouço aquela equipe e também nosso educochefe eu fico assim ...empolgadérrima, cheia de minhoquinhas , ou melhor, educoideias na cabeça.  A gente se sente tão importante, tão valorizada e como sou CP quero contagiar também meu grupo e deixar todo mundo assim.

Foi um pouco complicado, pois queria passar na TV as imagens e puxei fio, troquei as coisas de lugar, arrastei daqui e dali e consegui conectar meu notebook à rede da Sala de Leitura.

São as dificuldades de uma escola que ainda não tem acessibilidade para aulas digitais, mas até a dificuldade foi válida pois no final tudo deu certo e ratificamos a idéia de que “de que quando queremos achamos os meios e quando não queremos, encontramos um monte de dificuldades”.

Neste encontro vimos o vídeo de Orientações para Rio Educa e Educopédia e entenderam mais sobre esta ferramenta e a importância que terá como veículo de informações entre os professores da rede. A partir do vídeo fomos para a plataforma do educopédia, onde mostrei os ícones e suas possibilidades, abrimos algumas aulas e fizemos simulações de procura de assuntos.

Falamos da base que são as orientações curriculares, dos projetos que estão se ampliando e de todo o trabalho que vem sendo desenvolvido desde o início do ano.

Tivemos uma discussão sobre as novas formas de aprendizagem / ensinagem, as mudanças na sociedade , os alunos de hoje e as formas e recursos que dispomos para tornarmos as aulas mais ricas e interessantes.

Percebi que alguns colegas ainda precisam ter mais segurança para manusear e usar este novo recurso, porém demonstravam estar gostando e vendo o projeto como uma ação de apoio ao trabalho da escola.

Tive a oportunidade de falar sobre os trâmites que acontecem até a aula chegar na plataforma, os problemas relacionados aos conflitos plataforma/Power point e outros entraves que encontramos para que a aula não apenas chegue , mas que tenha qualidade e funcionalidade.

Ao final do dia já falavam nosso vocabulário próprio e representaram com desenho a apreciação do 
encontro . Como eles disseram foi EDUCOLEGAL!

Até a próxima, obrigada!

Dilma Vianna Guimar
CP da EM DENISE MARIA TORRES e Educopedista