Na E. M. Grécia tudo pode acontecer.
Este ano fui presenteada com a turma 1.501. A maioria dos alunos já tinham sido meus ano passado. Quase todos já conhecem a plataforma da Educopédia, acessando sempre do Laboratório de Informática. No entanto, para inserir o contexto das aulas digitais neste ano letivo, fomentar o uso frequente e apresentar o projeto aos alunos novos, oportunizei o acesso à Educopédia em sala de aula, a partir do Data Show.
Em meu planejamento, tenho um dia específico para uso de mídias e assuntos afins. O dia 18 de março de 2011 foi um desses! Conversamos sobre alguns tipos de mídias, impressas e digitais. Falamos sobre a existência de uma plataforma de aulas digitais e as formas de uso. Expliquei que, em outras aulas, eles acessarão em nosso Laboratório. Mas que seria interessante conhecermos um pouco sobre os mecanismos utilizados nessa empreitada. No caso do laboratório, os computadores. Em sala de aula teríamos como suporte o Data show e um computador. É necessário deixar claro que nesse dia eles falaram muito de suas experiências virtuais.
Para o uso do Data Show, utilizei os arquivos de Apresentação de Slides e o Plano da Aula 01, de matemática, baixados do site Educopédia. Como nossa sala de aula não tem Internet, em casa, acessei os sites de vídeos e textos , baixando-os em meu notebook , numa pasta específica. Na Apresentação de Slides, aonde existia os links de vídeos e textos, editei-os , reconfigurando-os ‘linkando’ aos arquivos salvos em meu notebook. Quanto aos jogos ou animações, fiz um “print” , salvei e apresentei aos alunos , explicando que podem acessar de casa, em lan-houses ou quando forem ao nosso laboratório. Mas deixando claro como seria cada jogo e a finalidade de cada animação.
A dinâmica da aula se deu então da seguinte forma: conversamos sobre algumas mídias, apresentei o Data Show, nosso amigo de sempre! Também fiz um “print” da página inicial da Educopédia. Exploramos a imagem, focando a questão do login, que futuramente ocorrerá; conversamos sobre os ícones da Prefeitura, da Oi Futuro e das empresas que dão apoio ao projeto. Conversamos sobre a estrutura de apresentação da Educopédia, quanto à sua organização e como acessar as aulas. A partir daí, passei a usar a aula sob a forma de Slides.
Houve uma grande expectativa sobre o primeiro slide da aula, onde existe a frase “Você já imaginou se não houvesse números?” . Um aluno comentou que os números surgiram de uns povos antigos. Outro, que se os números não existissem seria porque esses povos não teriam existido. Como não lembraram dos nomes de tais “povos”, comentei que prestassem atenção, pois a aula trataria disso. Pedi que observassem em que momento da aula essas ideias apareceriam.
Começamos a discutir frase a frase de cada slide. Concomitantemente, eu ia questionando se as perguntas estavam claras, se as atividades estavam fáceis ou difíceis! Alguns alunos disseram que isso não seria o principal , pois o mais importante é que estavam se divertindo!
Meu objetivo, além da exposição e estudo da aula, seria confrontar cada atividade em si com as ideias expostas no slide da mesma! Foi um dos melhores trabalhos de análise gramatical, ortográfico e interpretativo que fiz. E eles estavam super à vontade, pois não havia cobranças, provas ou notas!
Nosso “dia digital” terminou, refletindo sobre a importância de termos aulas assim. Eles expuseram que gostam de uma aula “tradicional”, mas que aulas assim “são demais”. Como eu prometi que seria uma aula sem cobranças escritas, na próxima aula Educopédica, eles levarão os cadernos ao Laboratório e farão um relato sobre suas impressões do site.
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