"Um sonho sonhado sozinho é um sonho. Um sonho sonhado junto é realidade."


(Raul Seixas)

sábado, 9 de outubro de 2010

Diário da EducoGabriela


Querido Diário, hoje li um relato muito interessante de uma Educoamiga e resolvi seguir seu exemplo! 
Era uma vez...uma escola na Vila da Penha, chamada Escola Municipal Grécia.  Certo dia, um dia tornou-se especial.
Primeiro dia de muitos.
Levei  meus alunos do 4º ano  ao laboratório de informática. Todos se sentaram e ficaram na expectativa.
A palavra era: CURIOSIDADE!

Coloquei  todos sentados e fiz várias perguntas como  por exemplo, quais são suas maiores dificuldades? em quais matérias?  quando a aula é mais legal, interessante?  quando é mais chata? gostam de navegar na internet? O que é mais divertido na internet?
Depois, perguntei  o que eles achariam se houvesse um site onde eles encontrassem  aulas diferentes daquelas vistas em sala de aula; e se elas tivessem jogos, textos interessantes; animações; músicas e vídeos. A resposta veio rapidamente: TIA MIAU...SERIA TUDO!!!
Então, falei  sobre  a Educopédia. Que seria um mundo de aulas virtuais, onde o Educopédico seria o melhor amigo deles.
Desse ponto em diante, tudo mudou! Eles navegaram pela aula que indiquei  e encantaram-se com uma nova perspectiva de aprendizagem. O que mais me chamou atenção foi que eles relacionavam  os conhecimentos apreendidos em sala às atividades do Educopédia.  O sorriso não saía do rosto!   Tudo estava agradável.
Eles achavam graça de ter uma aula, dentro de conteúdos que já tinham visto, mais de um “jeitinho diferente!”;
Alguns se espantaram muito. Ouvi coisas do tipo: “Tia, dá pra aprender brincando”; “Tia, pra passar de fase no jogo tenho que saber somar frações!”; “Tia, tem a ver com a aula da semana passada”. A euforia tomou conta geral.
Eles incorporaram o Educovocabulário! Educoaluno, educocaderno, educoprova, etc.
Depois desse dia, os próprios responsáveis incentivavam eles a usarem em casa.  Até surgiu uma educomãe.
Só tive alegrias pelo sucesso da Educopédia.
...até hoje , já voltamos várias vezes ao educopédia, até porque  sou cobrada pelos próprios alunos.
“Tia, vamos voltar ao Educopédia?”
Faço as interferências necessárias; colocações pertinentes, instigantes levando às reflexões necessárias para uma aprendizagem  significativa.
Hoje, voltamos ao laboratório, e me surpreendi com o apelido carinhoso  que as crianças deram ao Educopédico: EDU! É uma relação de carinho! E as crianças se sentem valorizadas, pois é tudo para elas.
Posso dizer que sempre fica um gostinho de quero mais a cada saída do laboratório...e não me sai da cabeça o olhar fixo no monitor e o sorriso no rosto de cada um dos  meus queridos alunos.

2 comentários:

  1. Experiência maravilhosa! Fico com água na boca. Trabalho na Tia Ciata e o laboratório da nossa escola não tem internet legal. Não vejo a hora de apresentar-lhes esta educodiversão.
    Parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  2. Olá Gabi! Embora triste por não estar vivenciando junto as crianças das nossas escolas esse projeto, alegro-me em relatar que minha neta, aos dez anos, acessa de minha casa o Educopédia, sempre achando algo interessante de atividade. Curte muito os videos.
    Este projeto é mesmo um EDUCOPROJETÃO!
    Abraços as educolegas!!!

    ResponderExcluir