"Um sonho sonhado sozinho é um sonho. Um sonho sonhado junto é realidade."


(Raul Seixas)

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Diário da EducoRaphaella

 Querido Diário,

Bem, era assim que iniciava o meu diário há 20 anos. :)
Com tanta modernidade, não há mais cadeados nos diários e podemos compartilhar nossas histórias.
Desta forma, meu nome é Raphaella Marques sou professora da turma 1403 na E.M.Renato Leite da 7ªCRE e faço parte da Equipe Educopédia.
Vivo entre os dois mundos e confesso que é muito desafiador. #Adoro:)
Fiz parte da Educopédia quando apenas era um sonho, palavras e desejos e hoje 5 meses depois, vejo realidade, ação e futuro.

E a modernidade entrou pela minha sala, datashow + laptop + celular com conexão wi fi.

Antes de iniciar o projeto, já tinha levado a turma ao laboratório de informática e realizado algumas atividades de diagnóstico; como noções básicas de introdução à informática, acesso à internet e digitação no editor de texto. Gostei do resultado, pois a maioria da turma tem o conhecimento das principais ferramentas do computador e através de uma pesquisa, também tem acesso ao mundo virtual.

Assim, um dia antes da apresentação da Educopédia mencionei que haveria uma surpresa na sala de aula, a euforia foi imediata e com certeza a turma estaria 100% presente.
This time!
A caminho da escola, mencionei pelo twitter a minha aula e avisei a minha diretora que usaria o data show, ela realmente apóia as minhas idéias.  Enquanto a turma sentava, eu calculava a organização do espaço para montar a aparelhagem, o tempo para o início e controlava a ansiedade deles.

O mais gostoso é ouvir o burburinho deles, cada um trocando o que sabia e uns demonstrando que conheciam mais que os outros.
- É data show?!”, “- A tia está usando laptop na sala!”, “- Para que serve aquele fio?”,
 “-Não tem mouse no laptop?”

Com tudo montado, explorei a logo da Educopédia,  perguntei o que lembrava o desenho e a palavra, fiz as anotações no quadro e chegamos à conclusão que a Educopédia é “Educação online” e “Estudar pela internet”.
Conversei sobre o projeto, mencionei que fazia parte dele também e distribui um bilhetinho para eles acessarem em casa.
Trabalhamos a aula 17 de matemática “Dividindo por dez: sistema decimal” do 4ºano.
Realmente eles ficaram muito animados e não é tão fácil controlar a empolgação de 30 falantes diante de uma novidade :D, mas temos que iniciar e criar o hábito.

Os próximos passos são a motivação diária e a utilização do recurso no laboratório de informática dentro de um projeto.
Por hoje é só! Até a próximaJ
Educobeijos, Raphaella

Um comentário:

  1. Que máximo! O mais legal é que a gente vai lendo o relato e a energia contagia! É muito bom ver que as crianças se sentem super relaxados! Eu pretendo usar essa aula 17 na semana depois do dia das Crianças. Espero tero mesmo sucesso.
    Agora, o burburinho é tudo né...a pilha não acaba!
    E uma coisa que também verifiquei é que mais de 50% da minha turma ou tem micro em casa com internet ou acessas pela lan! O máximo!
    Rapha...parabéns pela iniciativa! Que a gente sabeque é mesmo apenas início e muita coisa boa que virá! The Master! Beijocas , Gabi

    ResponderExcluir